Yamaha amplia infraestrutura sua fábrica em Manaus

Anúncios

Yamaha amplia estabilidade e controle da infraestrutura de rede de sua fábrica em Manaus com o apoio da Logicalis
Projeto garantiu à companhia mais robustez, agilidade e segurança na estrutura que comporta mais de 2 mil usuários e mais de cem aplicações rodando simultaneamente
São Paulo, maio de 2023 — Com o rápido aumento da demanda por motocicletas — observado durante e após a pandemia em razão do avanço dos serviços de delivery e da busca por novos modelos de mobilidade urbana — a Yamaha Motor Brasil iniciou um projeto de modernização tecnológica para suportar o intenso ritmo de crescimento. O objetivo era reposicionar a área de tecnologia, colocando-a no centro da estratégia do negócio ao dar mais suporte à área de manufatura e preparar o ambiente para as inovações que estavam a caminho.
O primeiro passo foi iniciar um assessment, com a equipe de consultoria da Logicalis, para avaliar todo ambiente: estrutura de comunicação, rede, dados, entre outros sistemas.
“Foi um projeto extenso e profundo, que durou meses e deu origem a relatórios assertivos que indicaram o que atacar primeiro”, comenta Fernando Rostock, gerente-executivo de tecnologia da informação na Yamaha Motor do Brasil.
Entre as ações eleitas como prioritárias estavam a atualização dos sistemas de telefonia e a renovação de infraestrutura do site de Guarulhos, no qual foram substituídos cerca de 60 switchs ao longo 2021.
Diante dos resultados positivos dessa mudança, a empresa decidiu atualizar também a estrutura de sua unidade fabril em Manaus. “Os sistemas mais antigos já não atendiam a velocidade imposta pela área de manufatura e era necessário rever o ambiente, não só do ponto de vista de hardware, mas também com melhorias na gestão”, explica Rostock.
Para promover as mudanças, a Yamaha contou com o apoio da Logicalis, que ficou a responsável pela implementação dos novos equipamentos.
“O antigo sistema estava obsoleto e não acompanhava o crescimento da produção. Os colaboradores relatavam lentidão no acesso aos sistemas e instabilidades e quedas no Wi-Fi da fábrica, o que impactava diversos processos, desde a abertura de um arquivo pela área de engenharia de produto até a leitura das etiquetas de código de barras das motos”, conta Diter Bittencourt, chefe de TI em Manaus.
A mudança envolveu não apenas a substituição da estrutura de hardware de rede, mas também ferramentas de monitoramento e controle, e a Logicalis ficou responsável por toda a configuração dos equipamentos.
Para que a transição fosse imperceptível aos usuários, o projeto foi realizado aos fins de semana e durou cerca de 12 meses. Ao longo do processo de configuração das máquinas, foram realizados estudos para identificar como direcionar melhor o sinal de rede a fim de assegurar a cobertura de qualidade em todas as áreas da unidade de Manaus.
Após a configuração da rede nos 14 galpões em Manaus, a Yamaha já observou o ganho de estabilidade no sinal de Wi-Fi nas áreas da fábrica que já estavam completamente cobertas com a nova infraestrutura.
“Com a nova tecnologia, nosso time de redes passou a ter uma visibilidade unificada de gerenciamento. Antes, tínhamos uma gestão pulverizada e, por isso, muitas vezes não conseguimos identificar a raiz do problema. Hoje, com o apoio da Logicalis, nosso tempo de reação é mínimo e mais avaliativo. Graças à nova arquitetura contingenciada, além de termos uma visão mais crítica e assertiva para os desafios que surgem, temos mais tranquilidade não só no equipamento, como também no serviço”, explica Diter.
Agora, a unidade de Manaus conta com um sistema mais robusto, resiliente e seguro, com todas as ferramentas de gestão de monitoramento necessárias e que comporta mais de 2 mil funcionários e mais de cem aplicações rodando simultaneamente. Além disso, com a atualização, a capacidade do backbone da Yamaha Motors na capital amazonense passou de 1GB para 40GB. Ele é gerenciado pela própria equipe de TI da Yamaha, que passou por treinamentos e capacitação da Logicalis durante todo o processo.
“Estamos muito felizes por apoiar a Yamaha Motor em mais um projeto de transformação digital e continuaremos acompanhando o andamento dos negócios com uma infraestrutura mais estável e completa”, finaliza o Marcos Faria, gerente responsável pelo atendimento à Indústria na Logicalis Brasil.

Sobre a Logicalis

Somos Architects of Change™. Apoiamos nossos clientes a atingir seus objetivos em um mundo digital-first. Aplicamos nosso conhecimento e experiência em tecnologia para que possam construir sua jornada e alcançar resultados sustentáveis que realmente importam.

Nossos serviços gerenciados de nuvem, conectividade, colaboração, segurança e dados são desenhados para otimizar operações, reduzir riscos e empoderar equipes.

Como um provedor global de tecnologia, prestamos serviços gerenciados para oferecer, por meio de visibilidade em tempo real, insights para a tomada de decisão sobre o desempenho de seu ecossistema digital, incluindo: disponibilidade, experiência do usuário, segurança, custos, investimentos e impactos ambientais.

Somos mais de 7.000 Architects of Change™ distribuídos em 30 territórios ao redor do mundo, apoiando mais de 10.000 clientes de diversos setores a transformar seus negócios por meio da tecnologia.

Com operações na Europa, América do Norte e Latina, Ásia-Pacífico e África, a Logicalis tem receitas anuais de US$ 1,6 bilhão. Somos uma divisão da Datatec, grupo sul-africano com receitas globais de US$ 4,6 bilhões e listada na Bolsa de Valores de Joanesburgo. Para mais informações visite o site da Logicalis.

POPULARES