Porsche Mission X edição comemorativa de 75 anos da marca

Anúncios

Para comemorar seu 75º aniversário, a Porsche revelou um conceito de supercarro chamado Mission X!

A Porsche não tem sido tão agressiva quanto algumas montadoras quando o assunto é eletrificação.

No entanto, a montadora está trabalhando em combustíveis alternativos, e pode ser por isso que só tem um EV em produção no momento – o Taycan.

A empresa está trabalhando em versões elétricas do Macan, 718 e 911, mas ainda falta algum tempo.

Para manter as coisas em movimento, em vez de ficar em segundo plano, a montadora está comemorando seu 75º aniversário com um novo conceito de hipercarro elétrico chamado Mission X.

O que espera do hipercarro Mission X

O Mission X é um supercarro compacto que, se entrar em produção, pretende ser o veículo legal para estrada mais rápido em Nürburgring Nordschleife.


RELACIONADO:

Arteris adquire carros elétricos para operar em rodovias do interior de SP

Embora seja uma afirmação ousada (mas plausível), atualmente não há evidências para apoiá-la, já que a montadora não revelou nenhum trem de força ou especificações de desempenho até agora.

No entanto, aqui está tudo o que sabemos sobre o Porsche Mission X até agora. Não queremos estourar sua bolha, mas a Porsche confirmou que o hipercarro Mission X é um estudo de design e não se destina à venda, mas sua produção será decidida oportunamente.

Vai ser o único?

O Mission X é considerado o sucessor espiritual de carros esportivos icônicos do passado, como o 959, o Carrera GT e o 918 Spyder.

Como mencionado, a montadora ainda não revelou nenhuma especificação mecânica, mas temos algumas informações sobre o exterior.

Em perspectiva, é do tamanho de um Carerra GT e de um 918 Spyder.

Com as dimensões definidas, vamos falar sobre o design.

Com acabamento em um tom “foguete metálico”, o Mission X parece único, ao contrário dos carros esportivos atuais ou anteriores da empresa, mas ainda um Porsche.

Como ficou designer do novo carro

Na frente, você verá um gráfico exclusivo de quatro pontos, mas não é o mesmo que você verá no modelo de produção.

No Mission X, eles assumem a forma de faróis verticais que lembram os Porsche 906 e 908. Claro, estes são módulos de luz LED, ao contrário das lâmpadas halógenas do passado.

Aqui está um truque legal de festa, no entanto. Quando ativados, eles abrem como um piscar de olhos! Lembra o design do farol pop-up virtual do Volvo EX90.

Na parte traseira, você encontrará uma barra de luz completa com ‘Porsche’ aceso no centro.

Como conceito, a Porsche ousadamente o enlouqueceu e o projetou como uma barra de luz que parece estar suspensa no ar.

Além disso, o “E” na letra Porsche pulsa quando o supercarro é conectado. legal, não é? Para tornar o conceito ainda mais especial, a Porsche revelou aqui pela primeira vez o seu mais recente emblema.

Destaque fica no emblema do Porsche Mission X

Este emblema 3D mais limpo aparece no capô monocromático, volante e rodas. O conceito também apresenta portas estilo Le Mans com dobradiças nos pilares A e no teto.

Essas portas, tem sistema que faz com que ela abra para frente e para cima, também estão presentes no lendário carro de corrida Porsche 917.

O supercarro anda sobre rodas dianteiras e traseiras escalonadas de 20 e 21 polegadas envoltas em pneus.

Como a maioria dos EVs com especificações de desempenho hoje, as rodas são aerodinamicamente eficientes e apresentam lâminas aerodinâmicas transparentes na parte traseira.

A empresa menciona especificamente que eles são projetados como uma turbina para ajudar a resfriar os freios.

Há também alguns acabamentos em fibra de carbono, principalmente abaixo da linha da cintura, que tem acabamento acetinado.

Elegância fica no lado dentro

Ao entrar na cúpula de vidro, você notará que os dois assentos são estofados em cores diferentes.

Os estofos em pele têm acabamento em Castanho Andaluz e o banco do condutor em Cinzento Kalahari, formando uma unidade monocromática com a consola central e o painel de instrumentos.

Existem vários outros elementos interessantes aqui, como um sistema de baioneta embutido no painel para conectar um módulo de cronômetro.

Para dar um passo adiante, a Porsche até projetou um cronômetro especial com mostradores analógicos e digitais.

Estes são projetados para uso em pistas de corrida e circuitos de rally e também podem exibir dados do piloto, como tempos de volta.

O carro chega quando nas lojas

Embora o Mission X seja atualmente apenas um estudo de design, a empresa não descartou colocá-lo em produção.

Se isso acontecer, a Porsche espera que seja o veículo legal para estrada mais rápido em Nürburgring Nordschleife.

Além disso, tem uma relação potência-peso de cerca de 1 cavalo-vapor por 2,2 libras. Embora não tenhamos números de peso para determinar a potência, podemos usar o Taycan como referência. O Taycan mais leve pesa cerca de 4.570 libras.

O Mission é definitivamente mais leve e, mesmo quando você considera que pesa 4.000 libras, produz mais de 1.800 cavalos de potência!

Isso foi nos estádios Rimac Nevera e Lotus Evija! Você pode até querer que ele venha com muita aerodinâmica, já que a empresa está buscando mais downforce do que o melhor Porsche 911 GT3 RS por aí.

Conclusão final

A Porsche até discutiu o desempenho de carregamento, que seria uma arquitetura de sistema de 900 volts que carregaria aproximadamente duas vezes mais rápido que um Taycan Turbo S.

Para lhe dar uma perspectiva, este último cobra de 5% a 80% em cerca de 20 minutos.


RELACIONADO:

L200 Triton Sport oficial do PBR Brasil em 2023

Relacionado a isso, a bateria será colocada centralmente atrás dos assentos do Mission X para centralizar a massa. Chamado de “layout e-core”, basicamente imita um layout de motor central para máxima agilidade e manuseio.

A montadora deixou claro que este é um estudo de design, mas esperamos que chegue à produção, mesmo que seja uma produção limitada.

O conceito “Mission” anterior – o Mission E – passou a se tornar o Taycan, então esperamos que o Mission X também seja o negócio real e quebre o recorde de Nürburgring Nordschleife atualmente detido pela Mercedes-AMG

POPULARES