Ônibus em tempo real: Veja 3 apps para ajudar no dia a dia

Anúncios

Na rotina do dia a dia corrido, podemos necessitar de aplicativos que mostrem ônibus em tempo real para nos programarmos pro trabalho e afins.

Neste artigo, elencamos 3 opções e 3 bônus para que use sabiamente.

Todos são aplicativos gratuitos que funcionam corretamente, mas é importante lembrar sempre dos riscos de confiar em fontes externas

Portanto, aprecie a leitura e depois comente sobre as suas experiências!

3 opções de aplicativo para checar ônibus em tempo real

ônibus em tempo real
Imagem Google (Moovit)

 

Primeiramente, passemos à lista sem demora, com 3 opções úteis para checar o horário e rota dos ônibus instantaneamente:

1. Moovit

Em primeiro lugar, um app de transporte público gratuito que fornece informações em tempo real sobre ônibus, trens, metrôs e outros serviços similares. 

Com o Moovit, você pode encontrar o próximo ônibus, visualizar sua localização atual e planejar sua jornada de maneira prática.

2. Transit

Em segundo lugar, outra opção gratuita para acompanhar o transporte público é o Transit. Ele também disponibiliza dados em tempo real sobre ônibus, trens e metrôs, além de oferecer mapas e guias de rotas, ajudando-o a se orientar pelas cidades.

3. Google Maps

Em terceiro lugar, além de ser uma ferramenta de mapas, o Google Maps também é uma excelente opção para verificar informações em tempo real sobre ônibus, trens e metrôs. 

Com ele, você pode facilmente encontrar o próximo transporte disponível, visualizar sua posição atual e planejar todo o seu trajeto.

Cuidados ao usar aplicativos de ônibus em tempo real

Aplicativos de ônibus em tempo real, embora úteis, nem sempre são perfeitos, podendo apresentar defasagem e ocasionar atrasos ou até mesmo a não chegada dos ônibus conforme o previsto. 

Nesse cenário, é fundamental contar com um plano de backup, para que diante de um eventual atraso ou ausência do ônibus, saibamos como chegar ao destino por outros meios.

  • Estar ciente do ambiente ao redor é igualmente importante enquanto aguardamos o transporte público. 
  • Tomar precauções para garantir a própria segurança é uma medida essencial. 
  • Além disso, a paciência se torna uma virtude quando os ônibus se encontram lotados, podendo levar mais tempo do que o esperado para chegar ao ponto de chegada.

Aqui estão algumas dicas adicionais para aproveitar melhor os aplicativos de ônibus em tempo real:

  • Verificar o status do ônibus antes de sair, possibilitando um planejamento mais eficiente e evitando surpresas desagradáveis com possíveis atrasos.
  • Ter em mente o número da linha do ônibus e o nome da parada desejada, o que facilitará a identificação e o embarque no transporte correto.
  • Utilizar o aplicativo para planejar a rota de maneira prática e rápida, garantindo o melhor trajeto para o destino pretendido.

Em resumo, ao adotar essas dicas e atitudes, podemos tornar a experiência de usar aplicativos de ônibus em tempo real mais agradável, eficiente e tranquila, apesar das eventuais limitações do serviço.

Bônus

4. Citymapper

Se você precisa de informações sobre o transporte público em cidades ao redor do mundo, o Citymapper é uma excelente escolha. 

Gratuito e eficiente, o app oferece dados atualizados sobre ônibus, trens, metrôs e outros meios de transporte, além de contar com mapas e guias de rotas para facilitar sua locomoção.

5. CittaMobi

Focado em cidades brasileiras, o CittaMobi é outra alternativa gratuita para acompanhar ônibus, trens, metrôs e outros serviços de transporte público. 

Com mapas e guias de rotas disponíveis, encontrar seu caminho será uma tarefa muito mais simples.

6. Cadê o Ônibus?

Caso esteja nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília ou Curitiba, o Cadê o Ônibus? é uma opção valiosa. 

Com informações em tempo real sobre os ônibus disponíveis nessas regiões, o aplicativo ajuda a localizar o próximo veículo, acompanhar sua posição e planejar sua viagem de maneira prática e gratuita.

Bruna Cezario
Bruna Cezario
Redatora de conteúdo digital desde 2019, moro na França atualmente, sou formada em Administração pela Universidade de São Paulo, apaixonada por marketing digital, tecnologia e comunicação. É realmente um prazer te ajudar a compreender mais sobre estes assuntos!

POPULARES