Locadoras de carros aumentam compra de veículos híbridos e elétricos

Anúncios

Locadoras de carros aumentam compra de veículos híbridos e elétricos

Levantamento da ABLA aponta que locadoras de veículos
Aumento de 88,9% nos registros de veículos híbridos e elétricos no ano passado

Diante da tendência de eletrificação das frotas, o Anuário da Indústria Brasileira de Locação de Veículos levantou, pela primeira vez, estatísticas sobre a compra de veículos híbridos e elétricos pelas locadoras. As empresas de leasing registraram 3.309 desses motores no ano passado, um aumento de 88,9% em relação às compras do setor em 2021.

A pesquisa, realizada pela Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA), mostra claramente que o aumento no número desses veículos ocorrerá principalmente em 2021, quando o setor atingiu a marca de quatro dígitos (1.751 veículos) em compras anuais em 2017 .

O ritmo de desenvolvimento é ainda mais acentuado em relação a 2018, quando as locadoras registraram apenas 43 veículos híbridos e elétricos no país.

Paulo Miguel Junior, diretor superintendente da ABLA, disse uma forma que não pede foco histórico, essas empresas que alugam carro tem que continuar atentas ao desenvolvimento do bonde. “É evidente o desejo de desenvolvimento sustentável entre cada vez mais pessoas, principalmente entre os jovens, e isso vale também para a mobilidade urbana”, avalia.

Frota total

O número total de veículos híbridos e elétricos matriculados em nome das locadoras (combinação dos remanescentes 0 km e seminovos da frota) atingiu 5.684 veículos. Regionalmente, o Sudeste concentra a maior parte da frota eletrificada, com 3.914 veículos licenciados pelas locadoras, com destaque para Minas Gerais (2.185) e São Paulo (1.294).

A região Sul vem na sequência, com 1.577 veículos híbridos e elétricos em nome de locadoras — 1.534 somente no estado do Paraná. Ainda conforme o levantamento da ABLA, no Nordeste já há 92 veículos com tais motores, tendo os estados Pernambuco (27), Ceará (24) e Bahia (16) como destaques.

As locadoras que atuam no Centro-Oeste têm atualmente 72 veículos eletrificados, dos quais 42 com placas do Distrito Federal. Por fim, a região Norte chegou a 29 unidades, com Amazonas e Pará, cada um, com 13 veículos eletrificados emplacados em frotas de empresas de locação.

POPULARES