Curiosidade sobre o incrível McLaren Senna

Anúncios

nConheça curiosidade sobre o incrível McLaren Senna. Descolado esportivo da McLaren é uma verdadeira lenda, mas o Senna é muito mais do que parece

Enquanto a McLaren Automotive pode estar sediada no bairro britânico de Woking, um dos supercarros mais inovadores da empresa do século 21 se originou em São Paulo, Brasil.

Lançado no final de 2017, o McLaren Senna com motor central, batizado em homenagem ao astro das corridas Ayrton Senna, é o terceiro modelo de sua Ultimate Series, depois do P1 e F1.

Embora não seja um descendente direto do P1 ou F1, o design e a execução do Senna são puro McLaren, adesão fanática ao mantra da empresa ‘a forma segue a função'.

Grip refere-se ao motor V-8 biturbo que alimenta o Senna com sua potência de 789 cavalos e a atenção insana aos detalhes aerodinâmicos que dão ao supercarro 800 kg de downforce.

Portas duplas inspiradas no McLaren F1

As portas duplas do Senna lembram o McLaren F1. Com seus painéis exclusivos feitos de Gorilla Glass reforçado e leve, eles ajudam a criar um cockpit que imerge o motorista em seu ambiente.

E deslumbrante panorama do cockpit foi inspirado na visão de 360 ​​graus que os pilotos de helicóptero desfrutam em voo. A incrível estabilidade do MonoCage III de Senna faz com que as escoras do teto não precisem ser muito grossas, o que dá ao piloto uma visibilidade incrível.

Essa é a visibilidade necessária nas curvas de alta velocidade do Senna.
Construção de fibra de carbono leve

Como base estrutural para o Senna, a McLaren instalou fibra de carbono na grande parte do carro.

O MonoCage III é o próximo passo evolutivo após o MonoCage II encontrado no McLaren 720. De acordo com a McLaren, o MonoCage III é o monocoque de estrada mais durável que a McLaren já construiu.

O design aerodinâmico de Senna é de classe mundial

O McLaren Senna pode gerar impressionantes 800kg de downforce, o que, para referência, é 200kg a mais que o P1.

Criando esse nível de desempenho aerodinâmico estão as lâminas dianteiras aerodinâmicas e a asa traseira ativa do Senna, que direcionam um fluxo de ar duplo da maneira mais eficiente possível e permitem ao motorista fazer curvas com confiança e frear mais tarde do que um supercarro desse calibre.

Medidores aerodinâmicos e de refrigeração enfeitam a traseira do Senna.

Ms abas do esticador localizadas à frente das persianas escalonadas agem para repelir o ar, redirecionando-o para o lado do Sienna, empurrando-o contra a asa traseira, ajudando a gerar 590 libras-pés de torque nas rodas traseiras.

McLaren Senna não é colocado à venda com frequência

Definitivamente não é fácil. Mas Sennas usados ​​estão aparecendo em concessionárias e leilões de carros raros e exóticos. No final de 2020, Post Malone listou um de seus três extremamente raros McLaren Senna XPs 2019 para venda.

Então, se você ficar de olho em Mecum, com sorte verá um. Se você quer ficar atrás de um daqueles supercarros que levaram cerca de 300 horas para serem construídos.

Mas esteja preparado para investir muito dinheiro. Atualmente, os preços de um McLaren Senna usado variam de US$ 1,20 a US$ 1,5 milhão.

Para nós mortais, aí está a versão LEGO do McLaren Senna

Se você está realmente determinado a dirigir um McLaren Senna, pode (quase) fazê-lo por $ 49,99! A coleção LEGO Technic criou 830 réplicas do McLaren Senna GTR para crianças de 10 anos ou mais.

Este kit contém todas as peças necessárias para construir um pequeno GTR extremamente preciso. Você pode até ver os pistões móveis detalhados do poderoso motor V8 do GTR, completo com portas diédricas!

O conjunto LEGO inclui 46 decalques, leva cerca de 2 horas para ser construído e, quando completo, você obtém seu próprio Senna GTR, medindo 7,5 centímetro de altura, 30 cm de comprimento e dez centímetro de largura!

Fonte: Curiosidades Atual