Anúncios
A história do icônico Chevrolet Camaro SS. Como o acabamento de desempenho mais antigo da história do Camaro, vamos dar uma olhada em como o Super Sport evoluiu ao longo das gerações.
O ícone da América, a “criatura cruel que come cavalos selvagens”, não é outro senão o Chevrolet Camaro.
Introduzido em 1967 como uma resposta ao carro compacto de grande sucesso da Ford, o Chevy Camaro foi um dos pilares da indústria automobilística americana até 2002.
Em seguida, sofreu sua primeira morte e não ressuscitou até 2010. Agora, com a aproximação do afastamento do motor de combustão interna, o Camaro como o conhecemos está mais uma vez enfrentando grandes dificuldades.
Em janeiro de 2024 como a cortina da produção de carros, os rumores abundam, mas nada está claro.
Parece que a história do Camaro ainda não acabou, e mesmo que o sol se ponha na geração anterior, ele continuará tendo uma história escrita pela GM.
Enquanto isso, podemos comemorar o que este carro representa, começando com o Camaro Super Sport (SS).
De muitas maneiras, o Camaro SS é o muscle car de todos.
Não é apenas o acabamento mais antigo da linha Camaro, que abrange todos, exceto a terceira geração, mas também é o início das atualizações de desempenho.
Como algo entre o modelo básico e a saída máxima, geralmente é um bom compromisso.
Respeita historia do mais velhinho
O Camaro básico foi chamado de cupê esportivo (ou conversível) em 1967. O SS é o próximo nível, com uma base maior e motores opcionais. Os motores SS de 1967 consistiam em um motor 350 de 295 cv e dois motores de 396 polegadas cúbicas.
O menor 396 foi avaliado em 325 cavalos de potência, e o outro era um motor maior avaliado em 375 cavalos de potência.
Em 1968, foi adicionado o 396 com 350 cv e o L89 código 396 com cabeçotes de alumínio. Estes transitaram para o ano modelo de 1969, o ano final do modelo de primeira geração.
Uma boa dica visual, além dos emblemas laterais, é um painel de luz traseira pintado de preto para o 396 dizer se o carro é um bloco pequeno ou um bloco grande.
O SS de primeira geração pode não ter sido o Camaro mais rápido já fabricado, mas certamente foi o próximo passo desde o início e tinha uma variedade de opções.
Adicione o estilo atemporal daqueles primeiros anos e isso é tudo o que é preciso para criar um clássico de colecionador que prepara o cenário para o que está por vir.
Chevrolet Camaro SS leva a marca a outro patamar
O Camaro SS 1970 oferece o mesmo motor L78 396 da primeira geração, mas a potência começa a diminuir depois de 1972, o último ano em que você pode encomendar o bloco grande.
Se o carro era melhor do que seu antecessor é discutível hoje, dada a eventual queda de potência e a popularidade da primeira geração como colecionador.
Ainda assim, o carro é muito adaptável devido à plataforma em que foi construído, embora também seja uma herança da primeira geração.
Veja Também:
Essa geração durou de 1970 a 1981, aparecendo em vários filmes, talvez mais favoravelmente na forma de um para-choque dianteiro dividido.
Mas, desde então, embora nem todo Camaro popular seja um SS, parece que esta versão do SS é importante por causa do ajuste e por causa de sua longevidade nesta geração. Porque então os clipes são ignorados na linha do tempo cronológica.
Bom desempenho fez com que SS voltasse
Depois que a segunda geração durou 12 anos, o acabamento SS superou a terceira geração, enquanto os rígidos padrões de emissões prejudicam o desempenho do muscle car.
Algumas grandes coisas aconteceram na quarta geração, começando com o retorno do SS em 1996.
Isso é um pouco enganador, já que o acabamento foi emparelhado com outro acabamento pela primeira vez ao mesmo tempo, tornando-se o Z28 SS.
Em primeiro lugar, o SLP projetou uma construção prática que foi considerada encomendada de fábrica, mas também foi uma tiragem limitada.
Em segundo lugar, foi quando o lendário motor LS nasceu, com o LS1 chegando ao palco em 1998, substituindo o LT1 e o LT4.
A quarta geração é considerada o primeiro muscle car moderno, pois foi uma evolução e não uma revolução após a terceira geração, com muitas melhorias feitas em todo o design de desempenho.
Infelizmente, nada disso foi suficiente para salvar o Camaro de sua primeira morte devido às vendas fracas.
Velhos hábitos difícil de acabar
A produção do Camaro terminou em 2002, o carro-conceito foi revelado em 2006 e o verdadeiro negócio chegou aos showrooms em 2010.
O modelo mais uma vez coloca o SS como um desempenho além do básico, e ele está de volta com força total.
Com um LS3 V-8 de 426 cavalos de potência produzindo 420 lb-ft de torque, é o pior SS que você já dirigiu.
Além do estilo retrô baseado no modelo de 69, a quinta geração também é indiscutivelmente a mais bonita.
O modelo 2013 também retorna o pacote de esteira 1LE, que foi visto pela primeira vez na terceira geração.
Construído em uma nova plataforma ‘zeta' baseada na tecnologia moderna de quarta geração, o SS é realmente um excelente polivalente a um preço acessível.
A produção do Camaro terminou em 2002, o carro-conceito foi revelado em 2006 e o verdadeiro negócio chegou aos showrooms em 2010.
O modelo mais uma vez coloca o SS como um desempenho além do básico, e ele está de volta com força total.
Com um LS3 V-8 de 426 cavalos de potência produzindo 420 lb-ft de torque, é o pior SS que você já dirigiu.
Além do estilo retrô baseado no modelo de 69, a quinta geração também é indiscutivelmente a mais bonita.
O modelo 2013 também retorna o pacote de esteira 1LE, que foi visto pela primeira vez na terceira geração.
Construído em uma nova plataforma ‘zeta' baseada na tecnologia moderna de quarta geração, o SS é realmente um excelente polivalente a um preço acessível.
Conclusão Final
Se você pensou que a quinta geração estava aí, considere a sexta! Ele é construído em uma plataforma ‘Alpha' totalmente nova, projetada para ser uma versão mais leve e poderosa de seu antecessor.
Hoje, esta versão SS está equipada com um motor LT1 V-8 com 455 cavalos de potência e correspondente libra-pés de torque.
Adicione o 1LE Track Pack e você terá o melhor SS pronto para uso de todos os tempos.
Ele não apenas possui detalhes de estilo legais, como um capô preto plano para brilho na pista, um spoiler preto, rodas especiais e assentos de corrida Recaro (assim como a quinta geração), mas também vem com uma caixa manual Tremec de seis marchas.
Uma suspensão especial ajustada para pista e um escapamento atualizado (também como a quinta geração).
Finalmente, ele tem melhores freios e componentes de refrigeração do sistema de transmissão que mantêm o carro rodando volta após volta (você adivinhou, como a quinta geração).
Com um preço sugerido de cerca de US $ 50.000, este é um carro incrível! Considerando tudo, o V-8 Camaro SS ainda consegue 16 mpg na cidade, 26 mpg na rodovia e um tempo de zero a 60 de 3,9 segundos.
Adicione a moderna tecnologia de correspondência de rotação, o que mais você poderia querer?
Vendo o SS antes e agora, é difícil aceitar perder um carro como o Camaro novamente.
Só podemos esperar que os futuros Camaros estejam no mesmo nível, porque o que realmente queremos é que ele continue sendo o número um.