CNH digital – Veja como baixar o App

Anúncios

A Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNH-e), também conhecida como CNH digital, é uma ferramenta que possibilita a criação da carteira de motorista em formato eletrônico.

Ela é acessível através de dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Essa aplicação foi criada em colaboração entre o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

Desde julho de 2018, a CNH Digital tornou-se uma exigência em todo o país, até setembro de 2022, aproximadamente 60 milhões de condutores já adotaram a CNH-e, o que representa 77% dos mais de 78 milhões de brasileiros habilitados para dirigir.

É importante ressaltar que a carteira de motorista impressa continua sendo válida sem problemas. No entanto, se desejar obter a versão digital da CNH, a seguir estão os passos para baixar o aplicativo e adquirir o documento.

Como baixar o app da CNH Digital?

CNH digital

Para adquirir a CNH Digital em seu dispositivo – seja celular ou tablet – é simples. Basta realizar o download gratuito do aplicativo “Carteira Digital de Trânsito (CDT)” na loja Google Play ou App Store, caso esteja utilizando um dispositivo Android ou iOS, respectivamente.

Após o download, ao abrir o aplicativo, o motorista deverá efetuar o cadastro biométrico utilizando a câmera de seu dispositivo.

Como obter a CNH Digital?

Após instalar o app da CNH Digital em seu dispositivo, siga os passos abaixo para começar a utilizá-la:

  1. Faça o login na plataforma gov.br, inserindo seu CPF e senha;
  2. Em seguida, aponte a câmera de seu dispositivo para o QR Code localizado na parte de trás de sua carteira de motorista e tire uma foto dentro do próprio app;
  3. O aplicativo, então, comparará a foto tirada com a foto presente no banco de dados do Detran, para confirmar sua identidade;
  4. Confirme também o CEP registrado no DETRAN do estado onde sua CNH foi emitida;
  5. Se todas as informações estiverem corretas, a CNH Digital será gerada automaticamente. 

Caso haja algum erro, será necessário procurar o DETRAN responsável pela emissão da carteira de motorista para atualizar os dados;

  1. Por fim, informe o número do Renavam e o código de segurança do CRV (Certificado de Registro do Veículo), anteriormente conhecido como DUT.

Ao seguir esses passos, o aplicativo irá gerar sua CNH Digital, permitindo que você a utilize de forma prática e segura em seu dispositivo móvel.

Minha Carteira Nacional de Habilitação não possui um código QR. O que devo fazer?

Caso sua CNH não possua um código QR, você não poderá obter a versão digital do documento. 

A sugestão, portanto, é requisitar uma nova via da carteira de motorista em uma unidade do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN).

Nesse momento, será necessário apresentar alguns documentos, como a Identidade (cópia e original), CPF (cópia e original) e o comprovante de residência emitido nos últimos três meses (cópia e original).

É válido ressaltar que, em alguns estados, é possível solicitar a segunda via online, desde que a CNH não esteja vencida.

Ao fazer a solicitação, será cobrada uma taxa para a expedição da carteira de motorista. 

Após seguir todos os procedimentos para obter a segunda via, é necessário aguardar a data informada pelo órgão de trânsito para retirar o documento ou aguardar sua entrega em sua residência.

Meu smartphone com a versão digital da CNH ficou sem bateria. Posso ser multado?

Sim, é possível. Se no momento da abordagem o celular (ou tablet) em que está cadastrada a CNH Digital estiver sem bateria, e o condutor não tiver a versão impressa do documento, ele estará cometendo uma infração de natureza leve. 

Dessa forma, poderá ser penalizado com uma multa de R$ 88,38 e terá três pontos adicionados à sua carteira de motorista.

Isso ocorre porque a situação mencionada equivale a conduzir um veículo sem portar os documentos obrigatórios, o que é considerado uma infração pela legislação de trânsito.

 

Bruna Cezario
Bruna Cezario
Redatora de conteúdo digital desde 2019, moro na França atualmente, sou formada em Administração pela Universidade de São Paulo, apaixonada por marketing digital, tecnologia e comunicação. É realmente um prazer te ajudar a compreender mais sobre estes assuntos!

POPULARES